A Ambiental Ceará, parceira da Cagece, realizará neste sábado (23) uma vistoria inédita na rede de esgoto de Juazeiro do Norte utilizando o método de teste de fumaça. A ação será realizada em um trecho de 1 km das avenidas José Bezerra e Dr. Floro Bartolomeu, abrangendo os bairros Pio XII, Centro, Timbaúbas e Juvêncio Santana.
De acordo com Tadeu Bezerra, Gerente de Unidade da Ambiental Ceará, a inspeção busca identificar irregularidades e contribuições indevidas na rede. “Por meio desse teste, nós conseguimos observar se existem contribuições de águas pluviais sobrecarregando a rede de esgoto. Essa verificação nos possibilita agir de modo mais objetivo e assertivo, assegurando a continuidade do bom funcionamento do sistema de coleta e tratamento de esgoto.”
A vistoria, que se inicia às 8h na avenida José Bezerra e prossegue à tarde na avenida Dr. Floro Bartolomeu, também tem caráter preventivo. “Esta atividade também tem caráter preventivo, uma vez que através dela é possível mitigar as chances de extravasamento no período de maiores chuvas, normalmente compreendido entre os meses de fevereiro e maio”, reforça Tadeu.
A fumaça, injetada na rede por meio de insufladores, é utilizada para identificar pontos de lançamento irregular de água da chuva. Dependendo de onde ela emerge, como ralos ou caixas de passagem, pode indicar possíveis problemas. Segundo a Ambiental Ceará, o material é totalmente seguro: “não é tóxico e não apresenta riscos à saúde de pessoas, animais ou ao meio ambiente.”
Caso irregularidades sejam detectadas, a Ambiental Ceará atuará com ações educativas para conscientizar sobre o impacto de conexões de drenagem na rede de esgoto. A atividade faz parte de um esforço contínuo para melhorar o sistema de esgotamento sanitário e garantir sua eficiência, especialmente com a proximidade do período chuvoso.