Dando continuidade às entrevistas com os candidatos do Crajubar, o No Cariri Tem recebeu hoje o candidato à Prefeitura de Barbalha, Antônio Neto, do PSDB. Engenheiro por formação, o candidato disputa pela primeira vez um cargo público e apresentou suas propostas para o município.
Uma das principais bandeiras de Antônio Neto é o fim da cobrança de água nas áreas rurais. “É um compromisso nosso de campanha […] toda a zona rural do município de Barbalha não vai pagar água”, destacou o candidato. Ele criticou a atual gestão por implementar cobranças em comunidades rurais e defendeu uma parceria com a CAGECE para estabelecer uma “taxa social”, com valor máximo de R$ 40.
Segundo Neto, a cobrança é prejudicial para a população mais carente, especialmente nos sítios Mata dos Limas e Mata dos Dudas, onde a medida já está em vigor. “Nós nos posicionamos para que no dia 1º de janeiro possamos tomar uma medida e conversarmos com a CAGECE para remover essa cobrança que está maltratando a família barbalhense”, afirmou.
O candidato do PSDB também abordou a área da saúde, destacando o compromisso de zerar filas de cirurgias eletivas e consultas especializadas em Barbalha. Ele criticou o atual prefeito, Guilherme Saraiva (PT), por iniciar as cirurgias apenas dois meses antes da eleição. “Quem está doente, quem precisa de cirurgias, tem que se fazer as cirurgias de imediato”, pontuou.
Neto se comprometeu a manter as cirurgias de forma contínua e regular. Além disso, ele planeja implantar um serviço de entrega de medicamentos domiciliar, com o retorno do programa Moto Saúde. “Hoje faltam medicamentos em Barbalha”, disse. Segundo ele, a Prefeitura deverá assumir a responsabilidade em caso de atrasos na entrega dos remédios, para evitar que a população fique desassistida.
Na área educacional, Antônio Neto expressou preocupação com a queda no desempenho da cidade no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). “Temos que fazer medidas para que a educação de Barbalha possa surtir efeito e ter uma qualidade melhor”, destacou.
Entre as iniciativas está o programa “A Faculdade é Nossa”, que prevê bolsas de estudo para alunos da rede pública municipal se destacarem e conseguirem ingressar no ensino superior. “Queremos garantir igualdade de condições para os alunos de Barbalha, para que possam ingressar em faculdades públicas do país”, afirmou o candidato.
Outra proposta de Antônio Neto é a criação da guarda patrimonial municipal, para substituir os atuais vigias responsáveis por proteger o patrimônio público. O candidato prometeu fardamento e identificação adequada para os vigias, além de melhores condições de trabalho.
Em relação à cultura, Neto enxerga a tradicional Festa de Santo Antônio como um grande potencial econômico e cultural para Barbalha. Ele propõe a ampliação do evento com parcerias e novos atrativos, como festivais de quadrilha. “Queremos fazer com que a Festa de Santo Antônio possa despontar como a maior festa junina do Nordeste”, afirmou, reforçando a importância de fomentar a economia local por meio da valorização cultural.