O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) convida eleitores(as), de todo o estado, com conhecimento na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para atuarem nas Eleições 2022. O objetivo é que os(as) voluntários(as) auxiliem na remoção de barreiras de comunicação e no pleno exercício da cidadania para eleitores(as) com deficiência auditiva. As inscrições podem ser feitas no site do TRE-CE.
No Ceará, 8.714 eleitores(as) declararam ter algum tipo de deficiência auditiva. O número representa 11,6% do eleitorado cearense com deficiência. O(A) interprete terá a função de orientar os(as) eleitores(as) com alguma dificuldade de audição sobre a localização de sua seção eleitoral e esclarecer outras dúvidas.
Eles(as) atuarão, preferencialmente, nos maiores locais de votação ou com a maior quantidade de eleitores(as) com deficiência auditiva cadastrados, sendo identificados por meio de crachás. Destaca-se que os(as) interessados(as) terão os mesmos benefícios dos(as) mesários(as), como folgas pelo dobro de dias trabalhados, vale-alimentação e certificado.
PROJETO
A campanha “Intérprete de Libras Voluntário”, foi lançada no pleito de 2018, pela Comissão Permanente de Cidadania, Acessibilidade e Inclusão (CPCAI). Ela consiste em uma das ações do Programa de Acessibilidade da Justiça Eleitoral do Ceará para melhorar a acessibilidade nas eleições. Naquele ano, a iniciativa contou com a participação de 34 voluntários. Nas Eleições de 2020, foram 44 intérpretes inscritos(as).
Francisco Cladimir Oliveira é intérprete de Libras e atuou nas Eleições de 2020 em Sobral. Sobre a experiência, ele afirmou: “foi gratificante acolher cada surdo na sua própria língua, na sua língua materna, que é a libras, e de poder orientar durante todo o processo de votação”.