A partir de 2025, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) ampliará sua oferta de cursos com cinco novas graduações: Farmácia, Psicologia, Museologia, Arquivologia e Engenharia de Software. O curso de Ciências Contábeis também passará por uma reestruturação e dobrará o número de vagas disponíveis. Os cursos serão oferecidos nos campi de Barbalha e Juazeiro do Norte, em regime presencial, com novas oportunidades para quem prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e concorrer pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
As resoluções que aprovaram a criação dos novos cursos foram homologadas durante a 56ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (Consuni/UFCA), ocorrida no dia 26 de setembro de 2024. A expansão atende a uma demanda regional, e o reitor da UFCA, Silvério Freitas, afirmou que essa mudança fortalece o papel acadêmico e social da instituição. “[Essas graduações] serão muito importantes para o desenvolvimento sustentável do Cariri e do Ceará em geral. Com essa expansão, a Universidade fortalece seu papel acadêmico e social, o que nos traz ainda mais ânimo para seguir trabalhando pelo fortalecimento da UFCA e da nossa região”, destacou.
Confira o detalhamento dos novos cursos e das vagas:
Farmácia e Psicologia: Ambos vinculados à Faculdade de Medicina (Famed/UFCA), funcionarão em tempo integral no campus de Barbalha, com carga horária de 4.000 horas distribuídas ao longo de 10 a 15 períodos letivos. Cada curso terá 50 vagas anuais.
Museologia e Arquivologia: Oferecidos no campus de Juazeiro do Norte, Museologia será no turno da noite, enquanto Arquivologia será de manhã. Cada um terá 50 vagas anuais e duração de sete a dez períodos, com carga horária de 2.400 horas.
Engenharia de Software: Vinculado ao Centro de Ciências e Tecnologia (CCT/UFCA), também será ofertado à noite no campus de Juazeiro do Norte. A graduação exigirá 3.200 horas/aula, podendo ser concluída entre oito e 12 períodos, com 50 vagas anuais.
Já o curso de Ciências Contábeis, em atividade desde 2019, terá o número de vagas dobrado, passando a ofertar 100 vagas anuais, com duas entradas por ano. O curso será ofertado no turno da noite, com duração de oito períodos e carga horária total de 3.024 horas.