A Universidade Federal do Cariri – UFCA anunciou nesta terça (28), a instalação de banheiro sem gênero na instituição.
A implantação de banheiros sem gênero, segundo a UFCA, foi uma conquista esperada pela comunidade LGBTQIAP+ da UFCA desde 2018, quando a instalação foi aprovada pelo IIsca/UFCA.
Os banheiros sem gênero serão implementados nos blocos C, E e G do campus Juazeiro do Norte, estruturas utilizadas pelo IIsca/UFCA. Conforme documento enviado para o Consuni, em cada bloco atualmente há quatro banheiros – dois masculinos e dois femininos, no térreo e no primeiro andar. Dois banheiros serão transformados em banheiro sem gênero: um em cima e outro embaixo. Dessa forma, cada um desses blocos terá, além dos dois banheiros sem gênero, um banheiro masculino em cima e um feminino embaixo.
Assim, todas as pessoas – servidores/as, estudantes e visitantes – terão sempre mais de um banheiro disponível em cada bloco do IIsca. A transformação se dará por meio de mudança na placa de sinalização, substituindo a placa com gênero por um símbolo que represente a comunidade, que não reforce a binaridade de gênero e comunique corretamente o seu objetivo.