Ontem, 6 de junho, foi inaugurado o novo polo de apoio para cursos na modalidade Educação a Distância (EaD), em Várzea Alegre-CE. O polo funcionará na Escola Dr. Dario Batista Moreno (R. Neném Marinheiro, SN, Bairro Riachinho) e também receberá cursos da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e da Universidade Regional do Cariri (Urca). Participaram da solenidade, representando a Universidade Federal do Cariri, o diretor do Centro de Educação a Distância, professor Nilo Batista, e o chefe de Gabinete da Reitoria, Leandro Macedo.
A UFCA oferecerá seis cursos na cidade: quatro graduações e duas especializações. Os cursos de graduação incluem uma licenciatura em Matemática e três tecnólogos (com menor carga horária): Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Produção Multimídia e Processos Gerenciais. Todos são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e conferem o mesmo diploma de um curso presencial. “Segundo a legislação educacional, na emissão de diploma, não deverá constar a modalidade de educação, tendo em vista que a modalidade não importa, mas sim a carga horária de estudos realizada,” explica o diretor do Cead/UFCA, professor Nilo.
Na pós-graduação, serão oferecidas especializações em “Gestão Escolar e Assessoria Pedagógica” e em “Ciências Naturais e Matemática”, que exigem uma graduação concluída previamente. “Esses cursos já foram aprovados pelo orçamento da Capes. Parte deles terá início no período letivo 2025.1 e outra parte em 2025.2, a depender do tempo para o processo seletivo de ingressantes,” disse Nilo.
A Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) gerencia a Universidade Aberta do Brasil (UAB), um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior a distância para populações com dificuldade de acesso à formação universitária. A UFCA é uma das instituições credenciadas pela UAB para oferecer cursos a distância no Ceará, compartilhando espaços físicos vinculados à UAB/Capes. “Somente as universidades credenciadas pela Capes podem ofertar cursos nesses polos. O governo do estado do Ceará, desde 2023, vem estimulando a criação de novos polos. A meta é que cada município estabeleça parceria com a Capes para sediar um Polo UAB, para que os estudantes dessas cidades não necessitem se deslocar para polos distantes de suas residências, o que, muitas vezes, torna inviável continuar o curso,” relatou o professor da UFCA.
As tratativas entre a prefeitura de Várzea Alegre e a UFCA para a implantação de cursos EaD no município começaram no início de 2023. De acordo com Nilo, houve várias reuniões com gestores da área de Educação na cidade para viabilizar o credenciamento do polo de Várzea Alegre junto à Capes: “As Universidades públicas vêm exercendo um papel importante nessa meta do governo do estado, no sentido de apadrinhar, estimular, orientar e acompanhar no ato de criação dos Polos,” disse.