Aberto oficialmente na noite deste domingo, 19, no auditório Beata Maria de Araújo, na Universidade Federal do Cariri (UFCA), o VI Simpósio Internacional Padre Cícero e I Simpósio Internacional de Religiões e Espiritualidades: Pluralismo Religioso e Cosmovisões no Nordeste. Juazeiro do Norte e o Cariri se tornam o epicentro dos debates sobre religiosidades e o Padre Cícero, com a presença de dezenas de estudiosos do Padre Cícero e das religiões de vários países. Os eventos de abertura contaram com apresentações culturais, a exemplo do Coco do Frei Damião, com a Mestra Marinês.
Iniciado com grande programação no último dia 17, o evento prossegue até o dia 23 de março, dentro do mês de aniversário do Padre Cícero. O evento contou em sua abertura com a presença do Reitor da URCA, Professor Francisco do Ó’ de Lima Júnior, o Reitor da UFCA, Ricardo Lang Ness, o Vice-Reitor, Carlos Kleber de Oliveira, além do prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, secretários municipais e Pró-Reitores. Também esteve presente toda a equipe de organização, tendo à frente o professor Océlio Teixeira, diretor do IPESC, e a Professora Adriana Simeão, da Comissão Científica.
O simpósio está sendo realizado por meio de diversas parcerias, entre elas a UFCA e a Unileão. São homenageados grandes nomes que contribuíram ao longo dos anos para a pesquisa, o fortalecimento da historicidade em torno da religiosidade e do Padre Cícero, a exemplo da irmã Annette Dumoulin, religiosa da Congregação de Nossa Senhora (Cônegas de Santo Agostinho), que faleceu em 21 de maio de 2021, além dos pesquisadores Daniel Walker, Raimundo Araújo e Geraldo Barbosa, também falecidos.
A presidente de honra do evento, Beata Maria de Araújo, teve um texto em sua homenagem, apresentado pela Professora Dra. da URCA, Renata Marinho Paz. Ela destacou o importante papel da Beata dentro do processo do milagre em Juazeiro do Norte, além da forma como o evento, em uma de suas edições, foi preponderante para que haja uma abertura maior para se falar na religiosa. Para ela, ser a presidente de honra se configura como um gesto político, num reconhecimento de lugares históricos e personagens.
O coordenador geral do evento, Océlio Teixeira de Souza, destacou os nomes que estão sendo homenageados e que contribuíram com a realização dos simpósios, ao longo das suas edições. Ele fez um breve retrospecto de todas as edições realizadas e as temáticas trabalhadas. A URCA chega a 6ª edição, com a ampliação dos debates e discussões.
O Reitor da UFCA, universidade sede da abertura, Ricardo Lang Ness, enfatizou todo o estudo em torno pincipalmente de uma personalidade tão amada, como o Padre Cícero, lembrando ainda a importância da Beata Maria de Araújo, que dá o nome ao auditório da universidade.
O Prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, disse que é importante levar o nome da beata junto com o do Padre Cícero, pela sua relevância no processo histórico da cidade. “Padre Cícero sem dúvida tem uma grande importância, e isso se evidencia na transformação de uma vila na maior cidade do interior do Ceará”, diz. Ele parabenizou a URCA por trazer o simpósio e todos os estudos relacionados ao Padre Cícero, principalmente no momento em que se está dentro de uma perspectiva de beatificação do religioso.
O Reitor Francisco do O’ de Lima Júnior fez um relato sobre os eventos anteriores, com temáticas construídas em diálogos com as demandas de cada momento. Ele agradeceu a todos que se dedicaram no trabalho coletivo de dois anos, para a realização do evento. “É uma alegria para a URCA, de mãos dadas com a UFCA, Centro Universitário Leão Sampaio, Prefeitura de Juazeiro do Norte e com um conjunto de parcerias com instituições e empresas, dar início a essa grande programação”, diz ele.
Para o Reitor, este é um momento que não vai estar voltado somente ao Padre Cícero, mas se amplia para um panorama de provocações, não só o Curso de Ciências da Religião, mas outras provocações, e induzem exaltações, desafios e resgates.
Na programação do Simpósio, estão sendo tratados sete eixos temáticos, incluindo: EIXO 1 – Padre Cícero, Romarias e Catolicismos no Nordeste; EIXO 2 – Protestantes e Evangélicos; EIXO 3 – Religiões Afro-Diaspóricas e Afro-Brasileiras; EIXO 4 – Cosmovisões Indígenas e a Luta pela Terra; EIXO 5 – Doutrinas Científico-Religiosas e Novas Espiritualidades;EIXO 6 – Espaço Público, Religião e Política eEIXO 7 – Espiritualidade, Ecologia e o Cuidado com a Mãe Terra.
Mais informações no link:
https://visimposiopecicero.wixsite.com/2023/programacaovisimposio