A Universidade Regional do Cariri (Urca) e o Complexo Ambiental Mirante do Caldas (CAMC), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), realizarão a reabertura do Borboletário do Cariri nesta sexta-feira, dia 12 de julho, às 10h. Localizado no Centro de Interpretação Histórica e Ambiental da Chapada do Araripe, em Barbalha, o evento faz parte do Programa Cientista Chefe do Governo do Ceará, que busca integrar o meio acadêmico e a gestão pública.
O Borboletário do Cariri tem como objetivo principal contribuir para a educação ambiental, formação de pessoal e geração de conhecimento para a conservação da biodiversidade. Alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, o projeto promove saúde e bem-estar através do contato com áreas verdes, além de fortalecer a educação de qualidade, igualdade de gênero, vida terrestre, paz, justiça e instituições eficazes.
Iniciado em 2021 e com conclusão prevista para 2023, o projeto já criou 3.793 espécimes de 19 espécies diferentes de borboletas, recebendo mais de 48.000 visitantes de todo o Brasil e de 26 países. Além de cursos realizados em parceria com a Urca, o Borboletário continuará suas pesquisas focadas em polinização e no ciclo de vida de espécies nativas da Chapada do Araripe.
O espaço também atua na disseminação do conhecimento científico através de visitas guiadas, proporcionando uma experiência educativa e inclusiva para diversos públicos.