O Cariri se prepara para ser palco de um dos maiores encontros culturais do Brasil, a Mostra Sesc Cariri de Culturas. O evento soma-se ao caldeirão cultural da Região, levando ao público uma programação que valoriza uma cultura plural e de tradições, sem deixar de voltar o olhar para os territórios culturais cearenses. Com o tema “A flora da Chapada do Araripe” como patrimônio ambiental dá humanidade, a Mostra acontece de 24 a 27 de agosto, com apresentações em todo o Cariri e em três cidades do Centro-Sul: Iguatu, Icó e Orós.
A programação é gratuita, contando apenas com o ingresso solidário para o show de abertura, com a cantora Baby do Brasil, no dia 24 de agosto, às 20h, no Parque de Exposição do Crato. Para garantir o ingresso, basta doar 2kg de alimentos não perecíveis nas unidades do Sesc e Senac de Crato e Juazeiro, Educar Sesc Juazeiro e na Fundação Casa Grande, em Nova Olinda.
Durante o evento, o Sesc inaugura o Museu Orgânico Terreiro Cultural da Mestre Maria de Tiê, no dia 25, a partir das 17h. Será o 14º museu orgânico de uma rede de fomento à tradição e um reconhecimento à figura de Maria de Tiê, liderança comunitária e mestra responsável por manter viva a Dança do Coco e o Maneiro-Pau na Comunidade Quilombola dos Souza, localizada no Sítio Vassourinha, em Porteiras-CE. Os Museus Orgânicos, projeto do Sesc Ceará, em parceria com a Fundação Casa Grande, valoriza o saber popular, transformando a casa dos mestres da cultura em lugar de memória.
Mostra Sesc Cariri de Culturas
De 24 a 27 de agosto de 2023
Programação completa: https://www.mostrasescdeculturas.com.br/