O vice-prefeito de Juazeiro do Norte, Giovanni Sampaio, assumiu a direção-geral do Hospital Regional do Cariri (HRC). A informação foi compartilhada nas redes sociais do próprio Giovanni na noite desta quarta (23).
Na publicação, ele agradeceu “a confiança como mais um colaborador do HRC”, e postou uma foto na igreja matriz onde foi abençoar o crachá como contratado pelo Instituo de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), gestor da unidade.
Ele não deve se afastar do cargo de vice-mandatário de Juazeiro, uma vez que os vereadores aprovaram no mês de julho uma alteração da Lei Orgânica do Município, que permite a acumulação dos cargos.
Giovanni vai ocupar o cargo que era de Demostênia Coelho Rodrigues, diretora do HRC desde 2011 por seleção pública.
A nomeação passou por um grande imbróglio desde o mês de maio, quando o seu nome foi cotado para o cargo. Colaboradores do hospital chegaram a assinar um manifesto para impedir a mudança na direção.
O caso foi parar no Ministério Público, quando por meio de uma ação ajuizada pelas 2ª e 15ª Promotorias de Justiça de Juazeiro do Norte, a 3ª Vara Cível da comarca concedeu liminar determinando a suspensão e alegando “indicação política”.
A decisão citou, ainda, que o fato fere os princípios da impessoalidade e moralidade administrativa. O órgão defendeu também a realização de um processo seletivo para a contratação da nova direção, respeitando os requisitos de admissão dos demais colaboradores.
No entanto, no último dia 16 de agosto, a Desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Maria Iracema Martins do Vale, suspendeu a liminar que impedia o vice-prefeito de assumir o cargo.
Segundo a decisão, “o provimento da função de Diretor Geral do hospital, a qual, por sua natureza (comissionada), é de livre nomeação e exoneração, dispensa a aprovação em prévia seleção pública”.
No Cariri Tem