A Prefeitura Municipal do Crato por meio da Secretaria de Cultura SECULT, realiza nesta quinta-feira dia 7 o lançamento do Projeto aBarca para lideranças comunitárias e agentes culturais. O evento acontece no Auditório do Paço Municipal, às 15h.
O aBarca Programa de Formação Básica é um projeto da Escola Porto Iracema das Artes, instituição da Secult/Ceará, gerida pelo Instituto Dragão do Mar, que tem o objetivo de formar em artes jovens entre 15 e 29 anos em situação de vulnerabilidade social, estudante ou egresso da rede pública de ensino, desempregado ou em trabalho informal. O processo formativo acontecerá numa perspectiva dinâmica de partilha, experiência plena e transformação da realidade.
Num contexto de cultura democrática e reconhecimento das diversidades, pretende ampliar o universo simbólico de jovens criando condições para apropriação das linguagens artísticas e inclusão no mundo do trabalho contemporâneo.
O município do Crato será contemplado com os cursos de TEATRO e AUDIOVISUAL, no período de agosto a dezembro de 2022.
Serão 15 vagas por curso, com bolsa de R$ 200, financiado pelo FECOP – Fundo Estadual de Combate à Pobreza.
O Projeto aBarca – Programa de Formação Básica ofertará 30 vagas para os percursos de formação em artes no município do Crato.
15 vagas são destinadas ao curso de Teatro que trabalhará os processos de preparação corporal e vocal para a cena, as técnicas de montagem da iluminação em espetáculos e a construção de pesquisas e projetos em Teatro.
Outras 15 vagas são destinadas ao curso de Audiovisual que abordará a fotografia a partir da observação da história e imagens dos territórios, a construção de mapas sonoros da cidade e recursos de edição para a montagem de cenas.
Ambos os cursos iniciam com o módulo Navegações Estéticas onde um artista de cada linguagem apresenta sua experiência, seus desafios na área e os espaços de atuação.