Atenção, estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022, as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), têm início nesta quinta-feira (16), e seguem até o próximo dia 24. No Ceará são ofertadas mais de 11 mil vagas em cursos de graduação em universidades e institutos no estado: UFCA (1.070), UFC (6.308), IFCE (3.513) e UNILAB (442).
É necessário cadastrar-se no sistema para ter direito a concorrer a uma oportunidade de entrar na universidade no curso desejado. Cerca de 100 mil alunos da rede pública estadual cearense fizeram o Enem em 2022.
A inscrição no Sisu é gratuita e feita, exclusivamente, pela internet. O acesso à plataforma é realizado com as informações de login e senha. No momento em que o candidato entra, o sistema recupera, automaticamente, as notas obtidas no Enem.
Acesse o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior para fazer a inscrição no Sisu
No ato da inscrição, o candidato escolhe até duas opções de curso dentre as ofertadas. É possível alterar a preferência durante todo o período de inscrições. A inscrição válida será a última registrada no sistema.
O Sisu promove a seleção dos estudantes com base na nota do Enem. Até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, os candidatos são selecionados por ordem de maior classificação. É necessário ter tirado nota na prova de redação maior do que zero.
Quem não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso indicadas no ato de inscrição ainda pode disputar uma das vagas por meio da lista de espera do Sisu.
Fique atento também aos prazos para manifestar interesse em participar da lista de espera.
Cotas
As vagas ofertadas no Sisu são distribuídas conforme determinação da Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) e, ainda, de acordo com as políticas e ações afirmativas que podem ser adotadas por instituições públicas de ensino superior, como vagas reservadas e aplicação de bônus sobre a nota do candidato que atenda ao perfil indicado pela instituição.
De acordo com as especificações da instituição, o sistema faz, automaticamente, o cálculo e gera uma nova nota, que é apresentada ao candidato.
Confira as vagas ofertadas na Universidade Regional do Cariri – UFCA, Universidade Federal do Ceará -UFC e Instituto Federal do Ceará – IFCE e Unilab:
UFCA
Na Universidade Regional do Cariri – UFCA são ofertadas 1070 vagas, em 23 cursos presenciais:
14 cursos no campus Juazeiro do Norte (Administração, Administração Pública e Gestão Social, Biblioteconomia, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Design, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Filosofia bacharelado, Filosofia Licenciatura, Jornalismo, Letras-Libras, Matemática Computacional e Música);
2 cursos no campus Crato (Agronomia e Medicina Veterinária);
1 curso no campus Barbalha (Medicina);
6 cursos no campus Brejo Santo (Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática, Biologia, Física, Matemática, Química e Pedagogia).
Confira o edital do Sistema de Seleção Unificada na Universidade (Sisu/UFCA).
Em 2023, a UFCA passa a promover apenas uma edição do Sisu por ano. Com exceção de parte dos aprovados nos cursos de Medicina, Administração e Engenharias Civil e de Materiais, os candidatos aprovados nesta edição do Sisu vão iniciar os estudos assim que começar o período letivo 2023.1.
UFC
Na Universidade Federal do Ceará – UFC são ofertadas 6.308 vagas em 111 cursos de graduação presencial nos campi de Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas, Crateús e Itapajé.
Disponível para consulta, o Termo de Adesão informa, além do total de vagas ofertadas pela Instituição, sua distribuição entre cursos, semestres e modalidades de concorrência. Ainda conforme o documento, somente poderão concorrer os candidatos que tenham obtido nota maior do que zero em todas as provas da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
O Termo de Adesão define também que a UFC ofertará já na primeira edição do SISU (1º/2023) todas as vagas para os dois semestres letivos (2023.1 e 2023.2). Isto significa que a Instituição não participará da edição do SISU no meio do ano (2º/2023). Dos cursos presenciais, apenas a licenciatura em Letras-Libras não se insere no SISU, tendo sua seleção realizada por edital próprio.
COTAS – Do total de vagas, 50% são destinadas a estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública, como determinado pela Lei nº 12.711/2012, do governo federal. Dentro desta condição, há vagas reservadas a candidatos cuja renda familiar bruta per capita mensal seja menor ou igual a 1,5 salário mínimo, autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI) e também para pessoas com deficiência (PCD), desde que tenham cursado todo o ensino médio público.
IFCE
O instituto Federal do Ceará – IFCE vai oferecer 3.513 vagas em 104 cursos superiores distribuídos em 29 campi.
As oportunidades contemplam as unidades de Acaraú, Acopiara, Aracati, Baturité, Boa Viagem, Camocim, Canindé, Caucaia, Cedro, Crateús, Crato, Fortaleza, Horizonte, Iguatu, Itapipoca, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Morada Nova, Paracuru, Quixadá, Sobral, Tabuleiro do Norte, Tauá, Tianguá, Ubajara e Umirim.
Os candidatos podem pleitear vagas em cursos como Agronomia, Ciência da Computação, Engenharia Civil, Física, Mecatrônica Industrial, Música, Redes de Computadores, Teatro e vários outros.7
Para consultar o quadro detalhado de vagas por unidade, confira a íntegra do termo de adesão do IFCE ao Sisu 2023.1.
O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
Os candidatos com melhor classificação são selecionados, de acordo com suas notas no exame.
UNILAB
A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) oferta 442 vagas para cursos de graduação presenciais na instituição para o Campus da Liberdade e Campus das Auroras, em Redenção, e a
Unidade Acadêmica dos Palmares, em Acarape, no Ceará. O período letivo tem início em 11 de agosto.
As 442 vagas no estado são para os seguintes cursos: Administração Pública, Agronomia, Antropologia, Ciências Biológicas, Enfermagem, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Energias, Farmácia, Física, Humanidades – 1º Ciclo, Letras – Língua Inglesa, Letras – Língua Portuguesa, Matemática, Serviço Social e Química.