Termina nesta sexta-feira (28) o prazo para pedido de isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. A data limite vale também para a apresentação de justificativa de ausência, para aqueles que tiveram isenção de taxa concedida no Enem 2022, mas não compareceram às provas. As provas do Enem 2023 estão marcadas para os dias 5 e 12 de novembro.
Saiba quem tem direito a fazer o Enem de graça
- Matriculados na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2023), em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar.
- Quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada.
- Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).
No caso de algumas pessoas, entretanto, é necessário observar uma questão importante: os isentos da taxa que não compareceram aos dois dias de prova do Enem, em 2022, precisam justificar a ausência caso desejem participar da próxima edição gratuitamente. O prazo, tanto para registrar a justificativa quanto para solicitar a isenção, termina na próxima sexta-feira, 28 de abril. Os interessados devem fazer os procedimentos na Página do Participante, com o login único da plataforma Gov.br. No caso de quem não lembra a senha da conta, é possível recuperá-la. Os concluintes do ensino médio (neste ano de 2023) em escola pública, que são o público-alvo do Enem, também terão a oportunidade de solicitar a isenção no momento da inscrição, caso não acessem o sistema até 28 de abril.