Na edição de janeiro de 2022 do Ranking Web of Universities, a Universidade Regional do Cariri (Urca) aparece na posição 219 entre todas as Universidades da América Latina e como a melhor universidade estadual do Ceará em termos de transferência de conhecimento por meio de sua presença acadêmica na Web.
O levantamento é publicado semestralmente desde 2004, pela “Webometrics Ranking of World Universities”, que é uma iniciativa do Cybermetrics Lab, grupo de investigação do Conselho Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), o maior organismo público de pesquisa da Espanha.
O Cybermetrics Lab, através de métodos quantitativos, estabeleceu e aplicou indicadores que permitem medir a atividade científica na Web. Os indicadores cibermétricos, segundo o grupo, “são úteis para avaliar ciência e tecnologia e são o complemento perfeito para os resultados obtidos com métodos bibliométricos em estudos cienciométricos”.
O trabalho do grupo trata de áreas específicas de pesquisa, que incluem o desenvolvimento de web-indicadores a serem aplicados nas áreas de P&D espanhol, europeu, latino-americano e mundial, além de estudos quantitativos sobre a comunicação científica por meio de revistas e repositórios eletrônicos e o impacto das iniciativas de Acesso Aberto.
Também investiga o desenvolvimento de indicadores sobre recursos na Sociedade da Informação, a visualização de indicadores e redes sociais na Web, a concepção e avaliação de técnicas de análise documental de web-recursos.
Por fim, são considerados objeto de interesse os estudos de gênero aplicados à atividade acadêmica na Web, o desenvolvimento de técnicas cibermétricas aplicadas com base no posicionamento em motores de busca de domínios Web e a análise do uso da informação através da mineração de dados da Web de arquivos de log.
A metodologia empregada para constituir o Ranking Web Universities (RWU)
Universidade na 219ª posição na América Latina
A Urca está classificada atualmente na 219ª posição na América Latina, enquanto ocupa a 87ª posição entre as universidades brasileiras. Entre as 31.000 universidades que constituem o ranking no mundo, a Urca ocupa a posição 3.289. Obteve 5.012 pontos no critério Impacto/Visibilidade, 3.679 em Transparência/Abertura e 3.802 em Excelência.
“Esse resultado consolida o papel institucional da Urca e o trabalho realizado pelo conjunto de pesquisadores da Urca, professores e estudantes, especialmente na construção de uma agenda de pesquisa que dialoga com as demandas regionais e responde aos anseios da própria comunidade acadêmica e externa”, analisa o reitor da Urca, professor Francisco do O’ Lima Júnior. Para o vice-reitor, professor Carlos Kleber, o resultado reflete a dinâmica das ações de ensino, pesquisa e extensão e pesquisas aplicadas diretamente na transformação das realidades em que a Urca se insere.
O pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, professor Edson Martins, considera que o RWU é um importante instrumento para oferecer um ponto de vista estratégico sobre o complexo cenário da produção acadêmica em contexto, nacional, continental e mundial, dialogando com o planejamento e execução das ações referentes à política que fomenta o incremento do volume e da qualidade da pesquisa desenvolvida na Urca. Ele ainda salienta que, mesmo sendo o Ranking voltado para mensurar o papel da Universidade na promoção do Acesso Aberto ao conhecimento que ela produz, o resultado aponta para o desafio de aumentar, na Web, a qualidade e a quantidade do conhecimento produzido pela Urca, sem que isso deixe de considerar dimensões que o Cybermetrics Lab considera serem fortemente relevantes, como “o ensino, o impacto científico das atividades acadêmicas, a relevância econômica da transferência de tecnologia para a indústria ou o engajamento da comunidade (na esfera social, cultural, ambiental etc)”