Em uma ação conjunta realizada na terça-feira (3), equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Força Tática da Polícia Militar do Ceará (PM-CE) prenderam um homem ao identificar adulterações em um veículo automotor.
Durante ação integrada das equipes, foram observadas inconsistências nos números de identificação veicular, incluindo a supressão do NIV (Número de Identificação do Veículo), etiquetas e numeração dos vidros que diferiam do padrão utilizado pela montadora. Além disso, constatou-se que a numeração do motor estava suprimida, levantando suspeitas adicionais.
Após uma minuciosa vistoria realizada pelas equipes, foi confirmado que o veículo, na verdade, correspondia a outro, que estava registrado como roubado ou furtado.
Diante das evidências encontradas, o veículo adulterado foi apreendido, e a ocorrência foi encaminhada à autoridade policial competente para os procedimentos legais necessários.
Sistema SINAL
Em suas ações, a PRF verifica uma série de modalidades que giram em torno dos crimes relacionados às fraudes veiculares. Essas modalidades vão desde o simples furto/roubo do veículo passando pela utilização de documentos falsos e receptação, o que pode dificultar a identificação do crime e por isso exige uma fiscalização minuciosa por parte dos policiais.
A PRF conta com sistemas que possibilitam identificar se os veículos possui restrições, bem como se a documentação é autêntica. Dentre os sistemas, a PRF dispõe do SINAL que através de informações inseridas pelo próprio cidadão, possibilita o acionamento de equipes de policiais em um raio de 100 quilômetros do local da ocorrência, para auxiliar na recuperação do veículo.