Novembro é um mês marcado pela Romarias de Finado, que atrai milhares de devotos a cada ano. Em Juazeiro do Norte, ocorreu recentemente um incidente envolvendo o romeiro Antônio Oliveira, de 77 anos, natura de Alagoas.
Antônio sofreu um mal súbito e desmaiou durante a romaria. Ele foi encaminhado ao Hospital do Coração do Cariri, em Barbalha, onde foi diagnosticado que seu coração estava batendo mais lento do que o normal. Isso exigiu uma cirurgia de emergência para o implante de um marca-passo.
O procedimento foi realizado pelo SUS foi para estabilizar a frequência cardíaca, normalizando o estado do paciente. Após a cirurgia, o romeiro não apresentou nenhum sintoma de instabilidade, o que demonstra o sucesso do procedimento. Dr. Paulo Mesquita, cirurgião cardíaco do Hospital do Coração do Cariri, participou da cirurgia e também destacou algumas medidas que os romeiros devem adotar nesta época do ano.
“O principal alerta é manter a hidratação em dia, sempre carregando uma garrafinha de água. Além disso, quem já faz uso de medicamentos de forma contínua deve manter sua medicação regular”, alertou Dr. Paulo Marcelo Mesquita.
Após receber alta, na última sexta-feira (3), o romeiro afirmou que sobreviveu a um mal súbito graças à Deus e as bençãos do Padre Cícero. “É um milagre […] Só pensei que vinha doente e voltava curado”, declarou o romeiro.