Os pagamentos do Bolsa Família têm início nesta quinta-feira (18), quando recebem os beneficiário com Número de Identificação Social de final 1. Os repasses são feitos sempre de maneira escalonada e seguem até o dia 31 deste mês, quando recebem os beneficiários com NIS final zero.
A exceção é para os beneficiários de municípios em situação de emergência ou calamidade reconhecida pelo Governo Federal. Nesses casos, o pagamento do Bolsa Família é unificado para o primeiro dia do calendário.
É importante lembrar que, para receber o benefício, é necessário manter atualizadas as informações da família no Cadastro Único. Para ingressar no programa, a principal regra é que a renda de cada integrante da família seja de, no máximo, R$ 218 por mês.
Confira o calendário do Bolsa Família para janeiro de 2024:
Final do NIS: 1 – pagamento em 18/1
Final do NIS: 2 – pagamento em 19/1
Final do NIS: 3 – pagamento em 22/1
Final do NIS: 4 – pagamento em 23/1
Final do NIS: 5 – pagamento em 24/1
Final do NIS: 6 – pagamento em 25/1
Final do NIS: 7 – pagamento em 26/1
Final do NIS: 8 – pagamento em 29/1
Final do NIS: 9 – pagamento em 30/1
Final do NIS: 0 – pagamento em 31/1
Os cartões dos novos beneficiários são enviados para o endereço cadastrado, mas é possível sacar o recurso mesmo sem ter o cartão em mãos. Basta que o responsável familiar apresente um documento oficial com foto em uma agência lotérica.
Caso o responsável familiar não tenha ainda senha cadastrada, pode apresentar documento oficial com foto e receberá o recurso por meio de guia de pagamento, diretamente em uma agência da Caixa.
Em caso de dúvidas, o MDS disponibiliza o Disque Social 121, canal de atendimento ao cidadão. Também é possível acionar o canal de atendimento da Caixa, por meio do número 111, e ainda consultar o aplicativo do Bolsa Família ou da Caixa, disponíveis para download gratuito nas lojas virtuais de aplicativos.