O Ceará teve redução de 15,7% nos índices de Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP), em todo o Estado, nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, quando comparado com o primeiro bimestre do ano passado. Os resultados também foram registrados na Capital, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e nas Regiões Norte e Sul do Ceará. Os dados foram compilados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE).
Nos dois primeiros meses deste ano, o Ceará registrou 6.226 casos dos CVPs – que são os crimes classificados como roubo, exceto o roubo seguido de morte (latrocínio) -, enquanto que em janeiro e fevereiro do ano passado, foram registradas 7.387 ocorrências.
No comparativo entre os dois primeiros meses de 2024, a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) registrou a maior redução, tendo, em janeiro e fevereiro, 947 casos registrados. Já nos primeiros meses de 2023, houve 1.287 ocorrências nas cidades que compõem a RMF, sendo uma redução de 26,4%. As ações das Forças de Segurança também apresentaram redução nos índices de CVP na Capital. No primeiro bimestre aconteceram 4.381 ocorrências em Fortaleza, sendo uma redução de 12,8% quando comparado com os meses de janeiro e fevereiro de 2023, quando houve 5.025 casos.
No interior do Estado, os trabalhos investigativos e ostensivos realizados pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e pela Polícia Militar do Ceará (PMCE) resultaram, também, nas reduções de 22,6% na Região Sul do Estado com o registro de 415 casos de roubo no dois primeiros meses deste ano, comparado aos 536 casos do primeiro bimestre do ano passado. Já a Região Norte registrou uma redução de 10,4% nos indicadores de CVP, com 483 casos em janeiro e fevereiro deste ano, diante dos 539 casos dos mesmos meses do ano passado.