O Cariri Shopping recebe, de 18 de abril a 19 de maio, a exposição “do fóssil à vida”, com curadoria de Edvânia Martins e apresentada pelo renomado artista Francisco dos Santos. Ao todo, estarão expostas 17 peças, incluindo 6 telas e 11 esculturas, que proporcionam uma experiência imersiva para todos os que participarem.
A exposição é formada por uma coletânea de réplicas autênticas de fósseis e esqueletos de pterossauros e dinossauros, descobertos nas ricas terras da Bacia Sedimentar do Araripe. São 3 acervos divididos em “Kariri Cretáceo”, “Osteologia dos Gigantes” e “Gigantes do Kariri”. Quem for ver de perto poderá se encantar com fósseis em tamanho real, como mandíbulas e crânios, reconstrução dos esqueletos, além das esculturas e pinturas.
Entre as esculturas estão a do Thalassodromeus sethi, pterossauro que viveu no período Cretáceo no Nordeste do Brasil, e pesava aproximadamente 30 quilos, com cerca de 5 metros de envergadura; do Santanaraptor placidus, dinossauro carnívoro que também habitou a região há cerca de 110 milhões de anos e tinha cerca de 2,5 metros de largura, entre outras obras.
“Trazer uma exposição como essa para o Cariri Shopping é dar oportunidade a todo o nosso público para entender de onde viemos, quem habitava essa região antes de estarmos aqui. Sem falar que para preservar é preciso conhecer. Vivemos em uma região extremamente rica, fonte de estudo para o mundo inteiro e muitas vezes, nós mesmos não conhecemos nossas riquezas. Essa exposição traz um valor educacional muito significativo, porque temos a oportunidade de apresentar a nossa região para a nova geração e ao mesmo tempo também falamos sobre a importância de se preservar tudo o que temos aqui, os fósseis estão aí para provar isso.”, afirma Raquel Oliveira, gerente de marketing do Cariri Shopping.