O município de Juazeiro do Norte está entre os cinco municípios brasileiros contemplados com o projeto de arborização urbana, financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF). O projeto visa desenvolver um plano estratégico para arborizar a cidade com foco em mitigar e combater os impactos das mudanças climáticas, catalisadas pelo excesso de CO² na atmosfera terrestre.
O plano de arborização consiste, entre outras coisas, na revegetação da cidade através do plantio de árvores nativas da região. Entre outras justificativas, a ação objetiva também frear o processo de desgaste e desertificação do bioma Caatinga, exclusivo do Brasil, que abrange predominantemente a região nordeste do país. Concomitantemente ao plano de arborização, o projeto também inclui a recuperação e preservação das nascentes pluviais do município e a elaboração de um plano de comunicação institucional para a promoção do projeto.
O planejamento de arborização, bem como o de recuperação de nascentes e comunicação, está sendo executado pela Certare, empresa de consultoria contratada pelo CAF. Atualmente, o plano se encontra na fase de caracterização prévia, etapa na qual está sendo feito um diagnóstico do município, além do desenho das estratégias que serão adotadas para o início das atividades. No próximo dia 17, está agendada uma visita dos técnicos da Certare ao município.
Os municípios contemplados com o plano de arborização foram escolhidos através de critérios estabelecidos pelo próprio CAF. Além de Juazeiro do Norte, os outros quatro municípios que completam a lista de beneficiados também são cearenses. São eles: Irauçuba, Ipueiras, Tauá e Fortaleza.