Pelo segundo mês consecutivo, o Ceará liderou entre os estados das regiões Norte e Nordeste em atratividade para turistas internacionais em maio, conforme dados da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac). O Aeroporto Internacional de Fortaleza registrou 32.409 passageiros, superando Salvador (24.958) e Recife (21.215).
De janeiro a maio, o fluxo internacional cresceu 60,34% em comparação ao mesmo período do ano anterior, com 159.167 passageiros este ano contra 99.270 em 2023.
Yrwana Albuquerque, secretária do Turismo do Ceará, atribui o resultado aos investimentos do Governo do Estado, incluindo capacitações de agentes internacionais e participação em feiras e eventos. “Esse resultado mostra a força do nosso estado no turismo internacional. Os investimentos liderados pelo nosso governador Elmano de Freitas têm apresentado efeitos positivos”, destaca.
Para os próximos meses, a expectativa é de crescimento contínuo, com a estreia de um novo voo para Orlando nesta semana e a adição de mais duas frequências pela Air France para Paris em outubro, totalizando cinco voos semanais.
Yrwana ressalta também a ampliação na malha aérea doméstica e as iniciativas para internacionalizar ainda mais o turismo cearense, incluindo participação em feiras internacionais e roadshows de capacitação de agentes de viagem em diversos países.