O Governador do Ceará, Elmano de Freitas, fez importantes anúncios de concursos públicos ao longo da semana, totalizando mais de 3 mil vagas em diversas áreas. Na segunda-feira (26), ele detalhou a abertura de 2,6 mil vagas para as forças de segurança do estado, divididas em mil vagas para a Polícia Militar, 500 para a Polícia Civil, 500 para os Bombeiros e 600 para a Polícia Penal. Os editais serão publicados ainda este ano, exceto o da Polícia Penal, que já está em fase avançada de preparação. Esta ação integra o programa “Ceará contra o Crime”, que visa ampliar o efetivo das forças de segurança em 6.730 novos profissionais.
Na quarta-feira (28), através das redes sociais, Elmano de Freitas anunciou mais um concurso, desta vez para a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), com 40 vagas para o cargo de técnico de representação judicial. A seleção será organizada pela Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece), e o edital com as informações sobre inscrições e detalhes do processo seletivo será divulgado em breve.
Ainda na mesma ocasião, o governador mencionou o concurso da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), que oferecerá 1.080 vagas, com 25% destinadas a mulheres.
Nesta quinta-feira (29), foi lançado o edital para o concurso público da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri). O concurso, que havia sido anunciado em março, oferece 120 vagas distribuídas em 20 para agrônomos, 50 para veterinários e 50 para técnicos. Além disso, em maio, o governador já havia informado o envio de uma proposta à Assembleia Legislativa para a criação de 98 novos cargos na Adagri, sendo 48 para auditores fiscais agropecuários e 48 para agentes fiscais agropecuários. O lançamento oficial do concurso ocorreu no Palácio da Abolição, em Fortaleza, e incluiu a entrega de 14 novos veículos que reforçarão as atividades de defesa agropecuária no estado.