Dando continuidade à cobertura das eleições municipais, o portal “No Cariri Tem” recebeu nesta segunda-feira, 09 de setembro, André Barreto, candidato à Prefeitura do Crato pelo PT. Durante a entrevista, o candidato abordou suas propostas para a segurança pública, destacando a importância de “ampliação da iluminação pública, melhorias para a Guarda Municipal e instalação de câmeras de vigilância.” Barreto enfatizou a valorização dos servidores da segurança e anunciou a “previsão de novos guardas” e a ampliação dos postos da Guarda Municipal em distritos além da sede urbana.
Outro tema relevante discutido foi o combate à violência contra as mulheres. O petista reconheceu uma fala anterior dele onde afirmou que: “tudo o que a gente fez ainda foi pouco para combater a violência contra as mulheres”, mas reafirmou seu compromisso com a ampliação do atendimento na Delegacia da Mulher e o apoio a movimentos como a Marcha das Mulheres. Ele ressaltou a importância de iniciativas em parceria com o Conselho da Mulher e o Centro de Referência da Mulher para fortalecer essa luta.
Sobre a polêmica taxa de lixo, o candidato esclareceu que “nenhum domicílio ou residência vai pagar a taxa de lixo no município do Crato” durante seu governo, atribuindo a cobrança às empresas. Segundo André, a receita adicional do ICMS Ecológico e a coleta seletiva serão suficientes para cobrir os custos para os domicílios.
Por fim, ao ser questionado sobre a infraestrutura da cidade, o candidato defendeu as escolhas feitas pela gestão atual, como a priorização da reforma do Canal do Rio Granjeiro em detrimento do Estádio Mirandão, devido ao impacto econômico e de segurança para a população. Barreto prometeu buscar recursos para revitalizar o Mirandão e o Museu Histórico do Crato, que permanece interditado.
A série de entrevistas com os candidatos à Prefeitura do Crato segue amanhã, com a participação de Doutor Aloísio, e na quarta-feira, com o candidato Lucas Brasil.