A Universidade Regional do Cariri (URCA) está representada na lista dos docentes mais influentes do mundo. Os professores Henrique Douglas Melo Coutinho e José Galberto Martins da Costa fora listados na seleção realizada anualmente pela Universidade de Stanford (EUA).
O projeto analisa os dados de Plataformas cientificas mundialmente reconhecidas, em especial “Web of Science” e “SCOPUS”, para elencar os 100.000 cientistas mais influentes do mundo e os top 2% mais influentes em suas respectivas áreas.
Para ser influente, os pesquisadores precisa estar relacionado em métricas quanto ao número de citações de artigos, livros e capítulos de livros de sua autoria durante o ultimo ano e ao longo de sua vida.
Os professores Henrique e Galberto fazem parte do Departamento de Química Biológica (DQB – URCA), sendo ligados ao Programa de Pós-Graduação em Química Biológica (PPQB-URCA), Programa de mestrado e doutorado que atingiu o nível 5 da CAPES e reconhecido como um dos mais produtivos do Brasil na área de Ciências Biológicas II (CBII).
Juntos, os pesquisadores, através dos grupos de que lideram tanto na produção científica, quanto na formação de recursos humanos qualificados, já conseguiram uma captação de recursos para pesquisa e infraestrutura que atingiram um montante de mais de vinte milhões de reais, ao longo dos anos.