Nesta quarta-feira(25), a Operação Terabyte foi deflagrada no Ceará com o cumprimento de oito mandados de busca e apreensão, resultando na apreensão de computadores, celulares e na prisão de três homens. Os suspeitos de 19, 22 e 41 anos, são acusados de compartilhar material de abuso sexual infantojuvenil na internet. Todas as capturas ocorreram em Fortaleza, nos bairros Varjota, Conjunto Ceará e Planalto Ayrton Senna.
A ação contou com a participação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e a Polícia Federal (PF), que buscam ampliar as ações ligadas aos crimes cibernéticos que violam a dignidade sexual de crianças e adolescentes. No Ceará, a Operação Terabyte conta com 32 policiais civis do Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV) e da Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dececa) da PCCE
Os indivíduos foram conduzidos pelos policiais civis para a Dececa, e foram autuados em flagrante, estando agora à disposição da justiça. A PCCE e a PF alertam aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. A prevenção é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes.