No último domingo (6), a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) registrou 66 procedimentos referentes a crimes eleitorais em várias cidades do estado, incluindo Juazeiro do Norte. Entre os principais crimes identificados estavam compra de voto, boca de urna e transporte irregular de eleitores.
Durante a operação, que ocorreu entre 0h e 20h do dia 6 de outubro, 48 pessoas foram conduzidas às delegacias por envolvimento em práticas ilícitas. Em Juazeiro do Norte, Acaraú, Acopiara, Amontada, Apuiarés, Aracati, Aracoiaba, Baturité, Campos Sales, Canindé, Caridade, Caririaçu, Cedro, Forquilha, Guaraciaba do Norte, Horizonte, Ibiapina, Icapuí, Icó, Ipaumirim, Itaiçaba, Itarema, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaruana, Jijoca de Jericoacoara, Jucás, Lavras da Mangabeira, Maracanaú, Maranguape, Marco, Meruoca, Milhã, Morada Nova, Moraújo, Morrinhos, Nova Olinda, Pacajus, Pacatuba, Paracuru, Pedra Branca, Pentecoste, Quixadá, Quixelô, Quixeramobim, Saboeiro, Senador Pompeu, Ubajara e Uruburetama, as forças de segurança também atuaram em ocorrências relacionadas à venda de bebida alcoólica, desordem, crimes eleitorais virtuais e violação do sigilo de voto.
De acordo com o secretário da SSPDS, Roberto Sá, a operação foi considerada um sucesso graças à integração entre as Forças de Segurança estaduais e federais, além dos órgãos envolvidos. “Montamos um gabinete de coordenação operacional com as Forças de Segurança estaduais e federais, órgãos e empresas que prestam serviços públicos, para garantir ao eleitor cearense o direito à participação no processo democrático. Esse diálogo facilitou o nosso trabalho. Tivemos ocorrências, que receberam a nossa resposta imediata, mas posso dizer que tudo aconteceu dentro da normalidade”, finalizou o secretário.