A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) expandiu o monitoramento remoto do sistema de abastecimento de água para três novas áreas de Juazeiro do Norte. A ampliação abrange os bairros Horto, Campo Alegre e Oasis, escolhidos devido ao rápido crescimento populacional, e beneficia mais de 2 mil moradores. O investimento no projeto foi de R$ 115 mil.
O sistema permite a operação remota e automática, além do acompanhamento em tempo real das vazões e demandas, com monitoramento direto da sala de operações da unidade de Juazeiro do Norte. Poços, reservatórios e estações de água tratada são controlados de forma automatizada.
“Com o monitoramento em tempo real, podemos acompanhar o funcionamento do sistema de abastecimento dessas regiões e solucionar mais rapidamente as demandas, além de evitar perdas por vazamentos, o que significa um abastecimento otimizado para toda a população dessas localidades”, afirmou o supervisor da Cagece, Rivelino Teles.
Atualmente, o sistema de automação da Cagece inclui 22 Unidades de Transmissão Remota (UTRs), abrangendo 69 unidades operacionais. A companhia planeja expandir o uso do sistema ainda este ano.