Na cidade do Crato, cinco academias foram multadas por não apresentarem alvará de funcionamento, alvará sanitário, certificado de conformidade do Corpo de Bombeiros, além de se recusarem a prestar informações à equipe de fiscalização. As academias autuadas foram: academias da Fafá, Fitness Exclusive, One Cross, Phisicos e Sport Fitness, e terão que pagar multas que variam entre R$ 2.683,13 e R$ 5.110,63.
A multa foi emitida pela Unidade Descentralizada do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon) de Crato, nesta segunda-feira (04), que já vinha acompanhando a questão desde 2023, quando se instaurou um procedimento administrativo para fiscalizar as academias de musculação, ginástica e estabelecimentos congêneres em funcionamento na cidade. As unidades têm até 20 dias para recorrer da decisão junto ao Decon.
Durante a fiscalização, ainda foi averiguado se as academias apresentavam profissionais de Educação Física devidamente habilitados atuando em suas dependências, dada a importância da supervisão destes profissionais no desenvolvimento de atividades físicas que minimizem os danos à saúde do praticante das atividades. Nenhuma das academias fiscalizadas apresentaram irregularidades quanto à essa questão.