O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), lançará no próximo domingo (8) o Ceará Ciclo Natalino 2024, evento que este ano homenageia Mestre Cícero Ribeiro, reconhecido em 2022 como Tesouro Vivo do Ceará. A abertura acontecerá no terreiro do Mestre Cícero, no Centro de Missão Velha, às 18h, com acesso gratuito ao público.
Com o tema “Entre Marchas e Benditos: o Natal do Ceará ao Som das Cabaçais”, o evento destacará a rica tradição das bandas cabaçais do Cariri. A programação de lançamento inclui apresentações das bandas cabaçais São José, liderada por Mestre Cícero Ribeiro; São Bento, do Mestre Antônio; e Santo Expedito, do Mestre Expedito Cabôco, além do Reisado de Congo do Mestre Aldenir.
De acordo com a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, o Ciclo Natalino é uma importante política cultural que fortalece o patrimônio imaterial do estado. “Como uma política cultural necessária, o Ciclo Natalino busca ampliar e fortalecer as ações voltadas ao patrimônio imaterial no Ceará, promovendo o reconhecimento, a valorização e a difusão dos saberes e fazeres tradicionais da cultura cearense. O ciclo incentiva a criação, formação e fruição das manifestações culturais populares natalinas, garantindo a participação de grupos étnico-raciais que desenvolvem trabalhos artísticos e culturais em suas comunidades e territórios. Além disso, coleta, analisa e integra dados para qualificar essa política, inserindo as manifestações no circuito cultural e turístico do estado”, destacou.
Programação ampliada e Mostras Regionais
O evento contará com 14 Mostras Regionais, organizadas a partir do XIX Edital Ceará Ciclo Natalino. Essas mostras ocorrerão em várias macrorregiões do estado, como Cariri, Grande Fortaleza, Sertões de Sobral e Vale do Jaguaribe, entre outras.
Os grupos selecionados nessas etapas participarão da XVII Mostra Estadual Ceará Ciclo Natalino, que acontecerá nos dias 4 e 5 de janeiro de 2025, no Complexo Estação das Artes, em Fortaleza, período em que se comemora o Dia de Reis.
Segundo Hildebrando Maciel, curador da Mostra, “O Ceará Ciclo Natalino é um momento para celebrar o Mestre Cícero Ribeiro e a cultura tradicional popular natalina do Ceará, em uma região que tem um simbolismo cultural vivo, um lugar onde a cultura pulsa, portanto, esse momento não poderia ser em outro lugar, senão no terreiro do nosso Mestre homenageado, em Missão Velha, no Cariri”.
Homenagem ao Mestre Cícero Ribeiro
Mestre Cícero Ribeiro é um ícone das bandas cabaçais do Ceará. Líder da Banda Cabaçal São José, fundada oficialmente em 1934 e com quase 200 anos de história familiar, ele tem sido um guardião da tradição e um símbolo da riqueza cultural do estado. Sua atuação é especialmente marcante na Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, um evento tradicional que conecta gerações e fortalece a memória coletiva.