A Polícia Civil do Ceará (PCCE) prendeu sete pessoas na manhã desta segunda-feira (28) durante a primeira fase da Operação Spectre, que combate crimes como fraudes bancárias e estelionatos eletrônicos. A ação ocorreu em Fortaleza, Região Metropolitana e em Belém (PA), com o cumprimento de sete mandados de prisão preventiva e 17 de busca e apreensão.
Durante a operação, foram bloqueadas contas bancárias com valores milionários e apreendidos quatro veículos. Um dos suspeitos foi autuado em flagrante por manter um laboratório de falsificação de documentos.
As investigações começaram após denúncias de golpes virtuais aplicados em Fortaleza e Belém. O grupo criminoso agia aplicando empréstimos fraudulentos, saques indevidos do FGTS, abertura irregular de contas bancárias e utilizava a técnica de spoofing, que simula números de telefone de bancos para enganar as vítimas e acessar aplicativos bancários.
Os suspeitos responderão por fraude eletrônica, lavagem de dinheiro, falsificação de documentos e organização criminosa.