O cardeal brasileiro Dom Sergio da Rocha, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, é apontado entre os favoritos na eleição do novo papa, que entra nesta quinta-feira (8) em seu segundo dia de votações no Vaticano. Ao todo, 133 cardeais com menos de 80 anos participam do conclave que escolherá o sucessor de Francisco.
Dom Sergio aparece em listas da imprensa internacional, como a do jornal francês Libération, que destacou 15 nomes cotados para liderar a Igreja Católica. Cardeal desde 2016, ele integra desde 2023 o C9, conselho de nove cardeais criado pelo papa Francisco para assessorá-lo na reforma da Igreja.
A escolha ocorre após a morte de Francisco, no dia 21 de abril, aos 88 anos. Desde então, a Igreja vive o período conhecido como Sede Vacante. A expectativa é que o novo papa seja eleito até esta sexta-feira (9).
Dom Sergio evitou comentar sua possível eleição em entrevista recente, preferindo destacar o legado de Francisco, que durante 12 anos promoveu reformas e buscou aproximação com minorias e populações em situação de vulnerabilidade.