O Diretor-Geral do IFCE campus Crato, anunciou na manhã desta terça-feira (4), que em virtude da paralisação do serviço de transporte escolar, estão suspensas as aulas de todos os cursos a partir desta terça-feira até o dia 11 de abril. A instituição informou que a empresa responsável pelo transporte de estudantes do campus Crato deixou de atender aos termos previstos em contrato firmado com a instituição.
Segundo a direção, a situação soma-se a outros problemas relacionados ao transporte – como o número insuficiente de veículos, o que causa atrasos, superlotação e insegurança -, para os quais a instituição já buscava, incessantemente, por uma solução que não prejudicasse o calendário letivo e o aprendizado dos estudantes. Segundo o IFCE Crato, a empresa foi contratada por processo licitatório e todas as cláusulas foram cumpridas pela instituição de ensino, incluindo pagamentos realizados dentro do prazo previsto.
Tendo em vista os acontecimentos desta terça-feira, porém, a gestão do campus optou por suspender temporariamente as atividades letivas. A instituição agora segue os trâmites legais necessários para a contratação de uma nova empresa de transporte escolar.
Por esse motivo, as atividades letivas estão suspensas, inicialmente, até o dia 11 de abril. Ressalta-se que não haverá prejuízo acadêmico aos estudantes, uma vez que todas as aulas suspensas serão repostas posteriormente. As atividades administrativas seguem normalmente durante este período.
Em nota, o IFCE campus Crato diz que: “lamenta profundamente a situação, mas destaca que a instituição busca uma solução da forma mais breve possível, dentro dos trâmites legais, prezando, principalmente, pelo conforto e a total segurança dos estudantes. Um novo comunicado sobre o assunto será emitido na próxima segunda-feira (10)”.