Um levantamento feito pela Brasscom em parceria com a IDC, aponta que as perspectivas de investimentos em tecnologia de Transformação Digital registrarão R$ 666 bilhões até 2025. Outro grande aliado do mercado de TI envolve a Inteligência Artificial que nesse espaço de tempo, pode receber investimentos em torno de R$ 69,1 bi. O levantamento registrou outras apostas como Big Data & Analytics (R$ 81,2 bi), Nuvem (R$ 308,3 bi), IoT (R$ 37,5 bi) e Segurança da Informação (R$ 68,4 bi).
De acordo com alguns especialistas do mercado esses números comprovam que as empresas devem continuar buscando eficiência com a transformação digital, o que vai impulsionar cada vez mais a economia e também gerar muitos empregos qualificados.
Segundo André Dib, CEO da Framework Digital, em um mercado que está em constante mudança, é importante que as empresas compreendam e se adaptem aos novos formatos.
Hoje não estamos mais falando só em buscar aumento de produtividade ou crescimento imediato, pois em muitos casos a transformação digital permitirá que as empresas reinventem seus modelos de negócios. Vejo que as empresas devem se preparar para um novo capítulo da transformação digital, pautada por resultados. Para isso acontecer, é importante que se lembre de um conceito básico da agilidade: deve aumentar a qualidade da entrega e é obrigada a gerar valor ao cliente. No fim das contas, o cliente externo é o principal cliente que deve interessar ao negócio”, afirma.
De acordo com Gutemberg Silveira, Diretor Executivo na Aoop, a transformação digital aparece como um auxiliar fundamental na garantia da efetividade dessas práticas, pois possibilita que as organizações promovam mudanças na maneira como elas tratam seus processos, tecnologias e dados, com uma visão mais clara de negócios.
Essas transformações auxiliam tanto na frente GRC quanto na frente ESG, que são semelhantes, seja na gestão operacional ou de riscos e conformidade. Sendo assim, os temas GRC e ESG são importantes para as empresas, pois exibem uma visão ampliada do papel atual dessas corporações no mercado”, completa.
Já o CEO LATAM da Engineering, Filippo Di Cesare, observa que o foco do investimento digital tem se transformado cada vez mais, conforme a tecnologia tem um papel mais importante na entrega de valor para a organização.
Dessa forma, repensar o negócio em torno de uma abordagem mais digital é criar uma nova vantagem competitiva e até novas propostas de valor. As empresas que mudam o seu formato de trabalho e se adaptam se tornam mais ágeis e assertivas. Em 2023, o tradicional modelo de sourcing será cada vez mais superado pelo crescimento e adoção de um modelo de organização de um ecossistema tecnológico. Nesse sentido, algumas tecnologias serão impulsionadas”, detalha.