O Ministério da Previdência Social, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e os Correios expandiram a parceria que permite aos segurados solicitar o benefício por incapacidade temporária diretamente em uma agência dos Correios. A iniciativa, lançada em 15 de outubro, disponibiliza 2,6 mil agências próprias dos Correios para esse atendimento em todo o Brasil.
A documentação necessária pode ser enviada digitalmente por meio do sistema Atestmed, uma ferramenta que facilita o envio de laudos médicos para análise do INSS, agilizando o processo sem a necessidade de perícia presencial. Com a medida, espera-se reduzir o tempo de concessão para trabalhadores com afastamento de até 180 dias, que atualmente é de 15 dias, em média.
A nova etapa amplia o projeto-piloto iniciado em Fortaleza (CE) em março de 2024 e busca facilitar o acesso ao benefício para segurados que enfrentam dificuldades com o aplicativo Meu INSS ou não têm acesso à internet. As agências dos Correios agora se somam às 1,6 mil unidades da Previdência Social e aos canais de atendimento online e telefônico.
O Atestmed é essencial para enviar atestados médicos eletronicamente, evitando deslocamentos para perícias médicas. No entanto, se forem identificadas pendências documentais, o segurado poderá complementar as informações pessoalmente em uma agência dos Correios.
*Com informaões da Agência Brasil