Os 2,1 milhões de candidatos que participarão do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) no próximo domingo (18/8) precisam estar atentos às exigências relacionadas à documentação. Para garantir a participação no certame, os candidatos devem apresentar um documento de identidade com foto, seja físico ou digital. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável pela organização da prova, destacou que apenas documentos originais serão aceitos, não sendo permitidas cópias, mesmo que autenticadas.
Para aqueles que optarem pelos documentos digitais, como a CNH Digital, RG Digital ou E-Título, é obrigatório que o acesso seja feito por meio dos aplicativos oficiais. Segundo o edital, o documento deverá ser exibido diretamente no aplicativo no momento da identificação na entrada da sala de prova. Portanto, os candidatos devem garantir que os aplicativos estejam instalados e funcionais em seus celulares, uma vez que fotos dos documentos armazenadas na galeria do aparelho não serão aceitas.
Orientações Importantes:
Após a identificação, os candidatos devem desligar os celulares e quaisquer outros dispositivos eletrônicos, que serão armazenados em um envelope lacrado. Esse envelope deve permanecer sob a carteira ou dentro da bolsa durante a prova e só poderá ser aberto ao final da prova e fora do local de aplicação, conforme as regras estabelecidas no edital.
Além disso, é necessário levar uma caneta esferográfica preta transparente para a realização da prova. É permitido que os candidatos levem alimentos e água, desde que as comidas estejam em embalagens lacradas e as garrafas de água sejam transparentes.
Embora não seja obrigatório, o MGI recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação para facilitar a localização da sala de prova. No entanto, o cartão não pode ser utilizado para anotações nem permanecer sobre a mesa durante a prova. Para os que aguardarem até os últimos 30 minutos do exame, os fiscais fornecerão folhas para anotação das respostas.