A região do Cariri e outras áreas do interior cearense devem enfrentar um cenário de altas temperaturas e baixa umidade nos próximos dias, conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A imagem do satélite GOES-16, capturada às 7h20min da manhã desta segunda-feira, revelou a presença de formações de nuvens concentradas principalmente no centro-norte do estado, com nuvens mais robustas próximas à costa devido à brisa terrestre.
A previsão para os próximos dias indica um aumento de nebulosidade durante as madrugadas, início das manhãs e noites. No entanto, a possibilidade de chuva será baixa e restrita ao litoral, incluindo as áreas de Fortaleza e Pecém, com eventuais pancadas leves e passageiras, especialmente nas primeiras horas do dia.
No período da tarde, a tendência para o Cariri e outras macrorregiões é de predomínio de estabilidade atmosférica. Isso significa dias ensolarados e temperaturas que podem atingir picos de até 39°C em alguns municípios da região. Em contraste, as temperaturas mínimas, registradas usualmente no início da manhã, deverão ficar em torno de 19°C nas áreas de serra.
A umidade relativa do ar, também está prevista para apresentar baixos índices. Na região do Cariri, Jaguaribana e Sertão Central e Inhamuns, a umidade pode variar entre 20% e 35%, caracterizando um quadro de alerta para a população devido à possibilidade de desconforto e desidratação.
Em relação aos ventos, a direção predominante será sudeste/leste, com velocidades que podem atingir até 55 km/h, especialmente em áreas litorâneas e de serra.