A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) informou que as condições climáticas para esta quarta-feira (4) são favoráveis a chuvas em todas as macrorregiões do Ceará. A previsão indica uma tendência de acumulados expressivos, especialmente em áreas como o Litoral de Fortaleza, Maciço de Baturité e Cariri.
Essa expectativa está ligada à atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), um fenômeno típico do período de pré-estação chuvosa, que ocorre entre novembro e janeiro. O sistema, localizado a leste da região Nordeste, contribui para a formação de nuvens carregadas que geram chuvas em diversas partes do estado.
Contudo, a partir de quinta-feira (05/12) e sexta-feira (06/12) há uma tendência de diminuição dos acumulados de chuva, devido ao deslocamento do VCAN para oeste, consequentemente, seu núcleo (região com menor formação de nuvens) deverá atuar sobre o Ceará, principalmente, na próxima sexta-feira (06/12).
A temperatura mínima deverá ficar em torno de 18°C no Maciço de Baturité, Ibiapaba, Sertão Central e Inhamuns e Cariri. A temperatura máxima deverá ficar em torno de 36°C no Cariri, Litoral Norte, Sertão Central e Inhamuns e Jaguaribana, principalmente na tarde desta quarta-feira. Para quinta e sexta-feira, esperam-se um aumento das máximas em torno de 38°C devido a diminuição dos acumulados de chuvas.
De acordo com a Funceme, já há um aumento significativo das precipitações desde o início de dezembro. Entre domingo (1º) e segunda-feira (2), chuvas foram registradas em cerca de 80 municípios, com os maiores acumulados nas seguintes localidades:
Farias Brito (Posto: Cariutaba): 88,6 mm
Caririaçu (Posto: Vila Feitosa): 88 mm
Cariús (Posto: Cariús): 65 mm
Aviso Meteorológico
Na terça-feira (3), a Funceme emitiu um aviso meteorológico reforçando o cenário favorável para chuvas intensas em áreas específicas. A população dessas regiões deve ficar atenta às atualizações das previsões e aos possíveis impactos, como alagamentos e enxurradas, em pontos mais vulneráveis.