O Ceará enfrenta uma onda de violência que inclui quatro chacinas registradas desde o início do ano. Em resposta a essa crise, o governador Elmano de Freitas anunciou medidas para intensificar a segurança no estado.
Na última quinta-feira, em Viçosa do Ceará, oito pessoas foram mortas por volta das 3h30min enquanto bebiam na Praça da Igreja Matriz da cidade. Homens chegaram em carros e motos, abordaram as vítimas, obrigando-as a colocarem as mãos na cabeça e, em seguida, dispararam contra elas. Segundo as investigações preliminares, o crime teria motivação ligada a disputas entre facções criminosas na região. Ana Caroline de Sousa Rocha, de 23 anos, e Júlio Félix Rodrigues, de 24 anos, eram as únicas vítimas com antecedentes criminais. A chacina resultou na morte de três mulheres e cinco homens, além de deixar uma mulher, identificada apenas como Amância, ferida em estado grave.
O governador Elmano de Freitas participou nesse domingo (23) de uma reunião com a cúpula da Segurança Pública para avaliar as ações das últimas 24 horas e definir novas estratégias. Entre as medidas anunciadas, está o aumento imediato de recursos financeiros para fortalecer as operações policiais. “Estou tomando a decisão de garantir recurso financeiro para aumentar ainda mais a capacidade de atuação das nossas forças de segurança, de assegurar a atuação intensa nas comunidades, nos bairros, municípios e em todo o Ceará”, informou Elmano de Freitas.
Durante a reunião, transmitida pelas redes sociais, o governador agradeceu o trabalho dos profissionais de segurança, destacando as prisões de envolvidos nos casos de violência no Barroso e em Viçosa do Ceará. “Quero muito agradecer aos nossos profissionais, porque já tivemos prisões de pessoas envolvidas no caso de violência no Barroso, e no que aconteceu em Viçosa do Ceará. Vamos continuar nesse trabalho importante”, ressaltou.
O governador também comentou a ausência de homicídios em Fortaleza na madrugada deste domingo, indicando um recuo na violência. “Tivemos um recuo importante na violência no Estado do Ceará e temos certeza que continuaremos a intensificar as ações”.
Elmano de Freitas informou que antes da reunião de avaliação, ele se encontrou com o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Abelardo Benevides Moraes, e anunciou um encontro com o procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho. “É dessa maneira que vamos traçar novas estratégias para avançar ainda mais com nossas ações intensificadas em todo o Ceará. Não vamos parar um minuto enquanto não garantirmos paz e tranquilidade ao povo cearense”, disse o governador. “E na próxima semana teremos novas medidas que vamos anunciar, a partir de amanhã, de fortalecimento de nossas forças de segurança, de encaminhamentos práticos para que nossas forças tenham as melhores condições de enfrentar o crime organizado”, concluiu Elmano de Freitas.