O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) passa a ter vagas reservadas para estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escolas situadas em áreas rurais. A informação foi divulgada nessa segunda-feira (25), após alteração na Portaria Normativa do MEC.
A seleção se dará a partir de comprovação dos estudantes, indicando que estudaram em unidades situadas na zona rural, ou que atendem predominantemente populações do campo, incluindo agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da reforma agrária, entre outros grupos que dependem do trabalho rural para sua subsistência.
O objetivo da iniciativa é garantir uma maior inclusão social, levando, aos estudantes do campo, as mesmas oportunidades de acesso ao ensino superior que os alunos de áreas urbanas. A seleção considera ainda outros critérios que também podem concorrer as vagas reservadas, como: deficiência; autodeclaração como quilombolas, pretos, pardos ou indígenas; renda familiar de até um salário mínimo por pessoa.