Na Universidade Federal do Cariri (UFCA), o projeto “Monitor de Queimadas no Cariri” utiliza a Inteligência Artificial (IA) para coletar dados e prever focos de incêndio na região. O equipamento poderá ser acessado por todos os públicos, e objetiva o envio de dados como imagens e localização de focos de queimadas, além de enviar notificações sobre possíveis focos de incêndio.
A iniciativa é do Grupo de Pesquisa e Inovação em Sistemas de Inteligência Artificial (Lisia/UFCA), coordenado pelo professor do Centro de Ciências e Tecnologia, Fabrício Freitas, e segue em fase de teste. “A ideia é que instituições públicas e a população possam ter acesso a essa ferramenta. O lançamento está previsto para a segunda semana de outubro e visamos promover a preservação do meio ambiente por meio de tecnologias inteligentes, que proporcionem a educação ambiental e a participação da população do Cariri”, disse o docente da UFCA.
Em abril deste ano, o projeto ganhou destaque na Universidade Rice, localizada no Texas, nos Estados Unidos, na Conferência 2024 da Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai), o maior e mais antigo evento da América Latina dedicado à internacionalização da Educação Superior. Segundo o professor Fabrício Freitas, o projeto é fundamental para contribuir para a preservação do meio ambiente, apresentando inovações para o combate e preservação da causa ambiental.