Os dados sobre o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente a edição de 2023, foram atualizados no portal de transparência ComunicaBR, e apresentam que no Ceará, mais de 8 mil alunos foram beneficiados pelo programa. Essa edição teve metade das vagas para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e também foram instituídas cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência (PCDs)
O estado tem um percentual de 66,48% de mulheres beneficiadas pelo Fies no último ano. Em relação à raça ou cor, a maioria das pessoas beneficiadas (57,1%) pelo Fies no Ceará são pardas. Os selecionados recebem financiamento para cursos superiores de instituições privadas de educação.
Em todo o país, 50.186 pessoas foram beneficiadas no ano passado pelo programa conduzido pelo Ministério da Educação (MEC). As mulheres foram as mais contempladas, respondendo por 68,23% do total. Quanto à raça ou cor, a maioria das pessoas beneficiadas (56,1%) são pardas ou pretas, enquanto 41,89% são brancas.