O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, conversaram por telefone na manhã desta terça-feira (22). Durante o contato, ambos expressaram pesar pelo cancelamento da viagem de Lula a Kazan, onde participaria da Cúpula de Líderes do Brics, bloco que reúne países emergentes como Brasil e Rússia.
Segundo nota da Presidência da República, Lula participará do encontro por videoconferência. A cúpula, que começa hoje e segue até quinta-feira (24), contará com a presença do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, representando o Brasil.
“Durante a ligação, o presidente Putin perguntou sobre o estado de saúde de Lula e lamentou sua ausência na cúpula. Lula também manifestou pesar por não poder comparecer, em razão do acidente ocorrido no sábado”, informa a nota.
No último sábado (19), Lula sofreu uma queda no banheiro do Palácio da Alvorada, batendo a cabeça e precisando levar cinco pontos na nuca. Por orientação médica, ele foi aconselhado a evitar viagens longas, como a planejada para a Rússia.
Hoje, Lula passará por novos exames que irão definir a programação dos próximos dias, incluindo possíveis viagens.
Após o retorno da cúpula, o presidente planejava participar de atividades de campanha em São Paulo, relacionadas ao segundo turno das eleições municipais, no domingo (27), além de votar em São Bernardo do Campo, seu domicílio eleitoral.
Lula também tem na agenda uma viagem para Cali, na Colômbia, onde acontece a Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade, que se estende até 1º de novembro.