As Forças de Segurança do Ceará apreenderam 1.661 armas de fogo no primeiro trimestre de 2024, o que representa um aumento de 5,3% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram apreendidas 1.578 armas de fogo em todo o Estado.
Os dados são da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), divulgados na quinta-feira (18).
Apenas em março deste ano, o Ceará também apresentou um aumento no número de apreensões de armas de fogo, de 4,2%, quando foram retiradas de circulação 567 armas de fogo no período, em relação às 544 apreendidas em março de 2023.
“A ideia é aumentarmos essas apreensões até o ponto de não termos qualquer arma de fogo circulando de forma ilegal no Estado”, complementa destacando o combate aos grupos criminosos, diz o titular da SSPDS, secretário Samuel Elânio.
Região Metropolitana de Fortaleza (RMF)
Comparando o primeiro trimestre de 2024 em relação ao mesmo período do ano passado, as apreensões de armas de fogo nos 19 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) passaram de 291 para 359, com uma alta de 23,4%. Levando em consideração somente o terceiro mês do ano, também houve aumento no número de apreensões, indo de 97, em março do ano passado, para 134 armas de fogo apreendidas em março deste ano, perfazendo um acréscimo de 38,1%.