Nas casas dos arredores da Avenida Manoel Tavares Lopes, no Bairro Frei Damião em Juazeiro do Norte, os moradores passam pela constante preocupação com a invasão da água da chuva por causa da falta de tratamento de esgoto.
É nas proximidades da Escola Antônio Campelo de Aragão, conhecida como Caic, que poças de água e esgoto se encontram e se acumulam. O tratamento de esgoto só vai até certo ponto e nesta localização do bairro os moradores sofrem com a situação. Segundo a moradora Luciana Santos “isso aqui a gente sofre não é só período de chuva, não, porque isso aqui é um esgoto a céu aberto.” A moradora enfatiza que a quadra chuvosa agrava o caso.
Os moradores constroem barreiras ou “paredinhas” nas portas de suas casas para evitar que a água da chuva invada os domicílios. Cícero Paulista, também morador da região, afirma que “chove, e é muita água, é muita lama e essa lama aí ela fede”, ele relata que a água suja entra nas casas quando os automóveis passam na avenida.
Em nota, a Cagece indicou que até o momento não recebeu nenhuma ocorrência envolvendo as redes da Cagece no local, e que a situação pode ser um caso de drenagem, ficando a cargo da prefeitura. Já a Secretaria de Infraestrutura informou sobre os profissionais precisarem ir até o local para averiguar a situação e que a rua se encontra no cronograma de atendimento.