O professor e paleontólogo Antônio Álamo Feitosa Saraiva, natural do Crato, será o primeiro brasileiro a receber a premiação Morris F. Skinner, um dos mais reconhecidos prêmios da Sociedade de Paleontologia de Vertebrados (SVP). A SVP é composta por cientistas, estudantes, artistas, preparadores, defensores, escritores e acadêmicos. O paleontólogo receberá o prêmio durante o 84º encontro anual da SVP, que começa no próximo dia 29 de outubro, com a premiação no dia 2 de novembro, em Minneapolis, EUA.
A missão da sociedade é apoiar e incentivar a descoberta, preservação e proteção de fósseis de vertebrados e seus sítios, além de promover o avanço da paleontologia e defender interesses comuns dessa área.
Em entrevista ao O Povo, o paleontólogo de 63 anos compartilhou que sua paixão pela ciência começou ainda na infância. “Eu era um pouco ‘menino maluquinho’, gostava de brincar de ser cientista. Pensava que ser cientista era operar lagartixas, fazer coleção de animais e observar a natureza.”
Ele também cita a influência de seu pai e avô, que criavam gado, dizendo que seus heróis de infância eram os vaqueiros. “Quando me perguntavam, até os 14 anos, o que eu queria ser, respondia: ‘Quero ser vaqueiro’.” Depois, ao encontrar a biologia, percebeu que era o que realmente despertava sua curiosidade. “Ainda hoje, me considero um ‘menino maluquinho’.”
*Com informações do O POVO