Medidas relacionadas à segurança pública aparecem como questões prioritárias no plano de governo entregue ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelos candidatos ao governo do Estado do Ceará.
Confira abaixo as propostas para a segurança pública dos três membros de coligação cujo partido tem representatividade no congresso nacional, por ordem alfabética: Capitão Wagner (União Brasil), Elmano de Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PDT).
CAPITÃO WAGNER (UNIÃO BRASIL)
A segurança pública é uma das 12 áreas onde o governo do candidato Capitão Wagner pretende implementar suas ações, caso seja eleito. Entre as propostas está a criação de um centro de inteligência para combater o crime organizado.
VEJA OS PRINCIPAIS PONTOS
Segurança pública:
- Criar, em cooperação com Instituições nacionais e internacionais de segurança pública e defesa, o maior centro de inteligência policial da América Latina, com vistas a planejar as ações de segurança pública e de combate ao crime organizado;
- Criar, a exemplo da Força Nacional, a Força Estadual de Segurança, a ser composta por especialistas em operações especiais oriundos da Perícia Forense e das polícias Civil, Militar e Penal, destacados exclusivamente para combater o crime organizado;
- Criar o comitê permanente de combate ao crime organizado e facções criminosas envolvendo todas as polícias estaduais e federais, Ministérios Públicos, Sefaz, Receita Federal, Banco Central, instituições judiciárias e outros.
Violência de gênero:
- Combater discriminação e violência motivada por questões raciais, econômicas ou de gênero, incluindo atos que gerem danos psicológicos, emocionais ou financeiros, apurando denúncias e defendendo o respeito, o diálogo, a tolerância e a paz social.
Formação de policiais:
- Aprimorar e integrar a formação e o treinamento das polícias civil e militar e instituir modernos e eficazes programas de policiamento de Segurança Urbana, Segurança Escolar e de Segurança no Campo, por meio do uso de novas tecnologias;
ELMANO DE FREITAS (PT)
Em seu plano de governo, o candidato Elmano de Freitas promete fortalecer a política de segurança pública por meio da prevenção e do uso qualificado da força policial, dando atenção especial às mulheres e à juventude negra.