O União Brasil irá enviar nesta terça-feira (23), à Assembleia Legislativa do Ceará um pedido de afastamento do deputado estadual Fernando Santana (PT) da presidência da CPI da Enel.
O partido alega que durante entrevista a uma emissora de rádio na semana passada, o prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva (PT), teria dado a informação de que Fernando seria um dos intermediadores para um possível patrocínio de R$ 1 milhão da Enel para os festejos de Santo Antônio no município.
Em vídeo divulgado nas redes sociais na segunda-feira (22), o presidente estadual do partido, Capitão Wagner, também pede que o Ministério Público do Ceará investigue o caso.
No entanto, o prefeito, o deputado e o diretor da empresa negam. Guilherme alega que o vídeo foi cortado propositalmente para causar desinformação: “o deputado Fernando Santana abre as portas do governo do Estado e o governo sempre apoia a festa de Barbalha, assim como Guimarães que abre as portas do governo do Estado”, disse ele, que completa dizendo que o teor da fala seria para dar maior transparência aos gastos com a festa.
Fernando também se manifestou por meio das redes sociais e disse que “jamais fez qualquer solicitação à Enel para festa de Barbalha ou sobre qualquer assunto”. Na nota, ele também argumenta que a fala de Guilherme foi tirada de contexto propositalmente por adversários políticos.
Já o novo diretor-presidente da Enel Ceará, José Nunes de Almeida Neto, falou em entrevista ao Portal CN7, que não teve contato com o presidente da CPI sobre patrocínios.
“Não tive nenhum contato nem com o deputado José Guimarães nem com o deputado Fernando Santana sobre esse tema. Meu único contato sobre a festa foi com o prefeito de Barbalha”, disse ele.