A cidade de Fortaleza vai receber o novo campus do Instituto de Ciência e Tecnologia Aeronáutica(ITA), e teve a ordem de serviço para início das obras na quinta-feira(20). A unidade deverá receber incialmente cerca de 50 estudantes, e o vestibular está previsto para o mês de outubro e novembro de 2024.
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, explicou que a previsão de entrega das obras é para 2027: ” contará, inicialmente, com dois cursos inéditos, o de Engenharia de Energias Renováveis e Engenharia de Sistema baseados em currículos de universidades de excelência no exterior. A seleção de alunos já será feita este ano, com os estudantes iniciando os cursos na primeira sede do ITA, em São José dos Campos (SP)”.
A primeira fase de implantação deve receber um investimento de R$ 71 milhões, alcançando R$180 milhões para execução do projeto completo. A área da construção possui 18,5 mil m², onde será desenvolvido um alojamento, constituído por três pavimentos, duas salas de atividades, sala de aula, quartos com acessibilidade PcD ( alunos) e 40 quartos com sala de estar e cozinha (80 alunos).
Também será construído, o bloco para cursos de Engenharia, que contará com três pavimentos, 14 laboratórios didáticos, quatro salas de apoio técnico, 8 salas de aula, dois auditórios, 6 salas de reunião, 6 salas de estudo, duas salas de convivência, dois setores com salas para professores, biblioteca, espaço de eventos e exposições.