A Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seagri) de Juazeiro do Norte deve iniciar uma campanha para combater os criadouros clandestinos de porcos na zona rural do município. A falta de infraestrutura e condições básicas de higiene, comprometem a sanidade animal e geram mau cheiro, afetando a qualidade de vida dos moradores da região.
No planejamento, junto à Seagri, está o Centro de Controle de Zoonoses e a Vigilância Sanitária. Ações como essas já haviam sido realizadas em 2018 e 2021, nos sítios Espinho e Carás do Umari, incluindo a notificação dos responsáveis para a regularização da atividade.
O secretário da Seagri, Roberto Sampaio, destaca que “não é proibido criar porcos na zona rural. No entanto, as pocilgas devem ser registradas e regularizadas junto à Vigilância Sanitária e à Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento”. Sampaio informa ainda que a continuidade das fiscalizações atendem também às recomendações do Ministério Público do Ceará (MPCE) e às denúncias da população.