Em assembleia virtual realizada na manhã desta terça-feira (23), o Sindicato dos Servidores do DETRAN (Sindetran) decidiu pela suspensão temporária da greve. A deliberação que contou com mais de 300 servidores do órgão obteve 179 votos favoráveis à suspensão. A medida foi tomada para que uma Mesa de Negociação seja aberta com o Governo do Estado, e assim a categoria possa receber uma possível proposta.
Nesta terça, aconteceu um protesto em frente à Assembleia Legislativa do Ceará, que contou com cerca de 50 servidores denunciando a contratação temporária de vistoriadores para atuar na fiscalização dos veículos, substituindo os fiscais do Detran.
A categoria está em greve desde o dia 3 de abril, contestando essa medida. Na manhã dessa segunda (22), um grupo de servidores tentou entrar na Arena Castelão para impedir e denunciar as vistorias que estariam ocorrendo no local, mas foi impedido pelo Batalhão de Choque da PMCE, que utilizou spray de pimenta para dispersar uma das servidoras.
Durante o período da greve algumas atividades do Detran não são ofertadas à população, são elas: solicitação de novas placas, primeiro emplacamento, emissão de documentos, primeira habilitação, prova prática de direção, prova teórica de legislação, não haverá recurso de multas, nem indicação de condutor infrator e os atendimentos serão reduzidos.